O Pronatec oferece cursos gratuitos em âmbito nacional. Em parceria com as Redes Federais, estaduais, distrital e municipais de educação profissional e tecnológica, com os Serviços Nacionais de Aprendizagem (Sistema S) e com as instituições privadas.
São oferecidos cursos técnicos, para quem está cursando ou já possui o ensino médio, e cursos de qualificação profissional (formação inicial e continuada – FIC), de escolaridade mínima variada.
Cursos Técnicos
Os cursos técnicos são ofertados em três formas: na forma concomitante, na forma integrada e na forma subsequente. Cada um deles é voltado para um público diferente. Os cursos técnicos e sua duração mínima estão disponíveis no Catálogo Nacional de Cursos Técnicos.
Cursos técnicos concomitantes: são cursos voltados para alunos que estão cursando o Ensino Médio, preferencialmente nas redes públicas. O aluno que tiver interesse nesse tipo de curso pode entrar em contato com a secretaria da sua própria escola para pedir mais informações, ou pode buscar vagas remanescentes (não preenchidas) por meio de inscrição online: http://spp.mec.gov.br/cadastro-online/meu-cadastro/.
Cursos técnicos integrados: são cursos para alunos que pretendem começar o Ensino Médio já em articulação com o ensino técnico.
Pelo Pronatec, são ofertados para alunos de Educação de Jovens e Adultos. Nesse caso, o interessado poderá fazer contato com a secretaria de educação do estado ou do município. Também há cursos integrados para alunos que vão cursar o ensino médio em idade regular. Nesse caso, são ofertados pelos Institutos Federais e escolas técnicas estaduais.
Cursos técnicos subsequentes: são cursos voltados para alunos que já concluíram o Ensino Médio. No Pronatec, esses cursos são ofertados por meio do Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (SISUTEC). O acesso dá-se pela nota do ENEM.
Institutos Federais, Serviços Nacionais de Aprendizagem e escolas técnicas estaduais também ofertam esses cursos dentro se seus calendários próprios de matrícula.
Veja a relação de Institutos Federais: http://redefederal.mec.gov.br/
Veja a relação de cursos no Catálogo Nacional de Cursos Técnicos
Cursos de Qualificação Profissional
No âmbito do Pronatec, os cursos de qualificação profissional possuem duração mínima de 160 horas (cerca de dois meses) e estão disponíveis no Guia Pronatec de Cursos FIC.
Os Cursos de Qualificação Profissional (Formação Inicial e Continuada – FIC) são cursos voltados para diversos públicos.
Demandantes do Pronatec
- Ministério da Educação
- Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome
- Ministério da Cultura
- Ministério da Justiça
- Secretaria de Direitos Humanos
- Ministério das Comunicações
- Secretaria da Micro e Pequena Empresa da Presidência
- Ministério do Turismo
- Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento
- Ministério do Desenvolvimento Agrário
- Ministério do Trabalho e Previdência Social
- Ministério do Meio ambiente
- Ministério da Defesa
- Ministério do Desenvolvimento Industria e Comércio
- Ministério da Saúde
Como se Inscrever
Os Institutos Federais, o SENAI e o SENAC apresentam oferta contínua de vagas ao longo do ano. Procure-os para conhecer o calendário de matrículas das vagas do Pronatec nessas instituições.
Além disso, pela Bolsa-Formação do Pronatec, serão ofertadas vagas a partir de maio de 2018. Até lá, os parceiros do Pronatec levantarão as demandas locais e pactuarão com as unidades de ensino. As vagas a serem ofertadas estarão disponíveis no Portal do MEC.
Fonte: Portalmec.gov