Os custos para tirar a CNH costumam ser elevados, dificultando o acesso à licença para dirigir. Mas você sabia que é possível tirar carteira de motorista de graça? O benefício é oferecido à população de baixa renda em alguns estados, e para conhecer melhor essa novidade não deixe de conferir o artigo a seguir!
Há vários projetos de CNH gratuita sendo realizados atualmente. Um dos mais conhecidos é o CNH Social, iniciativa do Sest Senat lançada em 2014, em parceria com os governos estaduais e o Departamento de Trânsito (Detran).
Por meio do programa Primeira Habilitação para o Transporte – CNH Social, o Serviço Social do Transporte (Sest) e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat) concedem a Carteira Nacional de Habilitação gratuitamente, na categoria “B”, para jovens de baixa renda.
ESTADOS QUE OFERECEM A CNH SOCIAL
A CNH gratuita do Sest Senat é disponibilizada em vários estados, por meio de parceria com os Detrans locais. A cada ano, a entidade lança editais que trazem as informações sobre as localidades com vagas abertas para o programa.
Em 2017, por exemplo, o projeto abriu oportunidades para tirar carteira de graça em São Paulo, Pernambuco, Minas Gerais e Mato Grosso, entre outros estados.
Além de oferecer a CNH de graça, o programa CNH Social Sest Senat também concede aos selecionados a oportunidade de fazer um curso de qualificação gratuito, preparando os jovens para ingresso no mercado de trabalho, no setor de transporte.
O projeto é totalmente financiado pelo Sest Senat, sem qualquer tipo de custos para os beneficiados, que não precisam pagar nenhuma taxa para ter acesso aos procedimentos para tirar a CNH gratuita nem para participar do curso.
COMO TIRAR A CNH SOCIAL
Para tirar a CNH Social gratuita é preciso participar de processo seletivo, que consiste na análise da situação socioeconômica dos candidatos. O primeiro passo é conferir os editais, divulgados por meio do site oficial do programa, trazendo as informações sobre cidades com vagas abertas, inscrições, etc.
Os requisitos para pedir CNH Social são:
- Ter entre 18 e 27 anos de idade;
- Comprovar renda individual de no máximo três salários mínimos mensais;
- Saber ler e escrever.
Candidatos que já participaram de outras seleções do programa e não foram convocados, pessoas já habilitadas na categoria “A” e aqueles que já iniciaram processo de habilitação antes da inscrição no programa também podem se cadastrar no processo seletivo.
OUTROS PROJETOS DE CNH GRATUITA
Há ainda outros projetos que oferecem carteira de habilitação gratuita em todo o país, como o Programa CNH Popular e a Habilitação Profissional para o Transporte: Inserção de Novos Motoristas, esse último também do Sest Senat (específico para carteiras nas categorias “C”, “D” e “E”).
Para verificar quais são os estados que oferecem CNH gratuita você deve acessar o site do Sest Senat ou buscar informação no Detran do seu estado:
- Detran Acre
- Detran Alagoas
- Detran Amapá
- Detran Amazonas
- Detran Bahia
- Detran Ceará
- Detran Distrito Federal
- Detran Espírito Santo
- Detran Goiás
- Detran Maranhão
- Detran Mato Grosso
- Detran Mato Grosso do Sul
- Detran Minas Gerais
- Detran Pará
- Detran Paraíba
- Detran Paraná
- Detran Pernambuco
- Detran Piauí
- Detran Rio de Janeiro
- Detran Rio Grande do Norte
- Detran Rio Grande do Sul
- Detran Rondônia
- Detran Roraima
- Detran Santa Catarina
- Detran São Paulo
- Detran Sergipe
- Detran Tocantins
Fonte: Detran