O Programa Senac de Gratuidade, também conhecido como PSG, é mais uma ação da Instituição para promover a inclusão social. O PSG oferece, a partir de 2009, vagas gratuitas em cursos de educação profissional, da Formação Inicial e do Nível Técnico, com custo zero à população brasileira de baixa renda.
Como está presente por todo o Brasil, trabalhando com diferentes realidades, o Senac de cada estado irá anunciar à população, por meio de jornais ou outros meios de comunicação, os cursos disponíveis, o número de vagas, as unidades que realizarão os cursos e os turnos em que eles serão oferecidos.
Primeiramente, é preciso calcular a renda bruta de todos os membros de sua família. Por exemplo, somando todos os salários e dividindo esse total por todos os componentes que dividem a mesma moradia. Se a média for até 2 salários mínimos federais, você poderá concorrer a uma vaga no PSG. Lembrando que entende-se por grupo familiar, além do próprio candidato, o conjunto de pessoas que residam na mesma moradia que o candidato que, cumulativamente, usufruam da renda bruta mensal familiar e tenham com o candidato algum dos seguintes graus de parentesco: pai, padrasto, mãe, madrasta, cônjuge, companheiro(a), filho(a), enteado(a), irmão(ã) ou avô(ó). Qualquer dúvida, é só procurar a unidade do Senac mais próxima de você.
O índice PSG é uma forma de pontuar os candidatos para ver quem terá prioridade no preenchimento do número de vagas oferecido. O Índice PSG é uma fórmula matemática que considera:
– a renda familiar bruta (soma da renda total da família, incluindo a renda do candidato);
– se o candidato possui algum tipo de deficiência;
– se ele é dependente ou arrimo de família;
– se é aluno da educação básica (egresso ou matriculado);
– sua condição de trabalho (empregado, desempregado ou candidato a primeiro emprego);
– se já foi aluno do Programa Aprendizagem ou de outro programa gratuito do Senac;
– e quantos membros a sua família tem.
Para cada item desses há um peso correspondente. Quanto menor for o Índice PSG, mais bem colocado o candidato estará no processo seletivo. Esse índice será calculado a partir dos dados fornecidos pelos alunos, a partir de sistema informatizado, nas unidades do Senac.
Caso haja alunos com o mesmo Índice PSG, os critérios para desempate são (por ordem):
1º – menor renda per capita;
2º – ser aluno da educação básica e trabalhador;
3º – ser aluno da educação básica;
4º – ser egresso da educação básica;
5º – ser trabalhador desempregado;
6º – ser trabalhador;
7º – ser pessoa com deficiência;
8º – ser egresso do Programa de Aprendizagem ou de outro programa gratuito oferecido pelo Senac;
9º – candidato mais idoso;
10º – ordem de inscrição.
A qualidade sempre está presente nos programas educacionais do Senac, seja em cursos pagos ou nos gratuitos. Será o mesmo conteúdo pedagógico, a mesma carga horária e o mesmo material instrucional. Inclusive, os materiais didáticos, como livros e CDs, e o material de consumo dos cursos serão distribuídos gratuitamente aos alunos que fizerem parte do PSG.
Certamente. No Senac o aluno pode ir cada vez mais longe em sua carreira, planejando hoje o que deseja trilhar na sua profissão.
A experiência prática dos alunos no mundo do trabalho sempre contou para o Senac e continuará contando também para o PSG. Para acesso aos cursos de Aperfeiçoamento, na Formação Inicial e Continuada, as competências profissionais desenvolvidas no mundo do trabalho serão devidamente avaliadas e certificadas.
Veja como participar n link abaixo
Senac gratuidade link para o site