Aluguel Social, Quem tem direito ao Bolsa Aluguel
Quem tem Direito ao Aluguel Social
Já ouviu falar sobre o aluguel social? O mais novo projeto para famílias carentes ou em situação vulnerável oferece alguns meses de auxílio moradia. Está com dúvidas de como funciona o aluguel social?
Aluguel social, assim como o próprio termo mostra, este programa criado pelas instituições públicas do governo, a fim de poder auxiliar famílias que estão em péssimas condições de moradia, não tenham renda suficiente para pagar o aluguel, ou estejam em locais onde corram risco de desabamento.
Este programa surgiu devido ao grande numero de casos de desabamento em locais onde são instaladas moradias, provocando mortes, desastres a famílias e as suas casas. Sem deixar de lado as famílias que possuem filhos menores de idade, que ainda não estão inseridos no mercado de trabalho, e os membros estejam desempregados.
Tendo em vista todas as questões sociais, o governo adotou uma série de critérios para criar o programa, os quais parecem ser bastante rígidos, pois o beneficio é cortado assim que surgir alguma suspeita de irregularidade.
Este programa resultou em um grande auxilio para pessoas e famílias em escassas condições sociais, este aluguel social possui uma remuneração que pode variar de acordo com a localização dos imóveis, e da renda familiar, chamado de bolsa aluguel.
A bolsa aluguel pode chegar ao valor máximo de 600,00 reais. Infelizmente na atualidade inda não existe o aluguel social em todos os municípios brasileiros, mas a tendência é de que venha aumentando com o passar do tempo, assim como foram crescendo os outros benefícios que o governo proporciona, como a bolsa família, o auxilio creche, e outros.
Aluguel Social Quem Tem Direito?
A bolsa aluguel é disponibilizada, como mencionado anteriormente, às famílias mais carentes e necessitadas, para que as mesmas possam participar da seleção, é preciso primeiramente que se informem na prefeitura de sua cidade, se o município já possui o programa em vigência.
Caso positivo, o cadastro para o aluguel social é feito na própria prefeitura municipal. Todos eles passam por uma triagem para que seja definido quem tem direito ao bolsa aluguel, é analisada a condição social das famílias, bem como suas rendas e benefícios que as mesmas já possuem.
Tendo em vista que o programa oferece uma bolsa aluguel de valor considerável para cada situação encontrada, o mesmo também exige bastante transparência no momento da apresentação dos dados familiares. Caso sejam encontradas irregularidades, o beneficio é passado adiante para outras famílias analisadas.
Dentre as principais ilegalidades que podem ser encontradas e impeçam a participação de quem tem direito ao programa são: omissão de renda familiar, possuir imóvel no nome ou em nome de terceiro e não informar no momento do cadastro, ou até realizar fraude de documentos que beneficiem a família para obter a bolsa aluguel.
Caso a família seja aceita para participar do programa aluguel social, o valor do auxilio será disponibilizado mensalmente em alguma conta bancária de um dos responsáveis, e a duração máxima desse auxilio não pode passar de um ano, ou seja, o auxilio não é permanente, é apenas para melhorar a condição social até encontrar formas de renda que ajudem a pagar o aluguel.
LEIA MAIS
Aluguel Social Como Funciona?
Como Funciona o Aluguel Social e Auxílio Moradia
Projeto para famílias carentes ou em situação vulnerável, o aluguel social tem sido uma solução para os conflitos de abrigos comunitários. Afinal, o que é o aluguel social e como conseguir o benefício de auxílio moradia?
O aluguel Social foi um programa instituído pelo governo federal, que tem como principal objetivo atender famílias em condições vulneráveis, as mesmas podem sofrer riscos de desabamento na localidade onde residem, podem ter baixa renda, entre outros fatores que a impeçam de residir em um lugar considerado seguro e dentro das condições mínimas de moradia, com luz e água.
Esta proposta tem sido criada devido aos inúmeros conflitos que os abrigos comunitários têm gerado, tanto para os beneficiários como para o governo. Na intensão de ajudar a população a sair das condições precárias de moradia ou de risco, os abrigos comunitários se encarregavam de abrigar as pessoas com vulnerabilidade, mas que a final acabou afetando a convivência das inúmeras famílias visto a escassez de recursos.
Para entender melhor como funciona o aluguel social, foram separadas informações importantes de como cadastrar-se, quais são os requisitos necessários para poder participar, o tempo de duração do programa, e outras informações de caráter importante para os interessados.
Aluguel Social e Auxílio Moradia Como Funciona?
O beneficio do aluguel social consiste em oferecer uma bolsa aluguel às famílias de baixas condições de renda e moradia, a fim de tirá-los das zonas de risco. Esta bolsa aluguel é um valor que varia em torno de 200 a 600 reais e o mesmo é depositado na conta bancária do responsável de cada família. Com esse valor, as famílias podem usar para apagar o aluguel de uma moradia em local seguro.
Esta concessão de valor do aluguel social está disponível apenas por no máximo seis meses para cada família. Pois o mesmo precisa atender a mais localidades das quais está atendendo hoje. Atualmente não são todas as cidades brasileiras que possuem o beneficio, e a intensão é retirar o maior numero de famílias possíveis das zonas de risco.
Quem tem direito de participar do aluguel social?
Para poder participar do aluguel social é preciso demostrar que possui renda baixa e reside em uma zona de risco de desabamento. Para poder ser contemplado e entender ainda mais como funciona o aluguel social, basta entrar no site do programa e realizar sua inscrição no bolsa aluguel.
A equipe do governo responsável pela verificação dos dados analisará cada uma das situações em cada município, e chamará os indicados e mais prejudicados para poder realizar o procedimento e começar a receber a bolsa aluguel para auxílio habitação. Válida apenas por seis meses, após esse período serão chamadas novas famílias que estejam cadastradas no programa aluguel social.
Se conhecer alguém que se encontra nessa situação, e ainda não conhece o aluguel social, indique-o a inscrever-se no programa e obter o beneficio. O mesmo poderá organizar sua situação enquanto recebe o beneficio do governo, conseguir uma renda maior e quem sabe ainda, poder encaixar-se nos demais programas que o mesmo oferece, tal como o minha casa, minha vida.